Profilaxia é aquela limpeza dental profunda e completa feita por um dentista. Ela é diferente da limpeza que as pessoas fazem diariamente, com escova de dente, pasta de dente e fio dental, porque é feita com materiais e produtos específicos disponíveis apenas nos consultórios odontológicos.
Além disso, o dentista higieniza individualmente cada dente e a parte mais interna e profunda da gengiva, o que torna a limpeza mais refinada e completa, com o objetivo de manter a boca saudável e evitar doenças periodontais e bucais, como gengivites e cáries.
Os procedimentos mais comuns feitos na profilaxia são:
Tartarectomia: não é possível remover tártaro apenas com escova e fio dental, por isso o dentista usa ultrassom e instrumentais para fazer a raspagem e remoção do tártaro.
Jateamento de bicarbonato: o uso do jato com bicarbonato de sódio tem como função a remoção de placa bacteriana e do tártaro e também o polimento e a proteção do dente.
Escovação completa: pode ser feita com uma escova elétrica profissional, com utilização de uma pasta dental também encontrada apenas em consultórios odontológicos e uso de fio dental.
Aplicação de flúor: a aplicação de flúor tem como objetivo devolver minerais, protegendo e fortificando os dentes.
É importante que a profilaxia seja feita de seis em seis meses. Agende a sua na Odontovero.
Profa. Dra. Cynthia Soares de Azevedo
CRO 99.863
Cursando Especialização em Endodontia - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas
Formada pela Faculdade de Odontologia da USP
Mestre e Doutora em Dentística - Faculdade de Odontologia da USP
A confiança faz sorrir.