top of page

Profilaxia: entenda a limpeza dentária profissional

Profilaxia é aquela limpeza dental profunda e completa feita por um dentista. Ela é diferente da limpeza que as pessoas fazem diariamente, com escova de dente, pasta de dente e fio dental, porque é feita com materiais e produtos específicos disponíveis apenas nos consultórios odontológicos.

Além disso, o dentista higieniza individualmente cada dente e a parte mais interna e profunda da gengiva, o que torna a limpeza mais refinada e completa, com o objetivo de manter a boca saudável e evitar doenças periodontais e bucais, como gengivites e cáries.

Os procedimentos mais comuns feitos na profilaxia são:

  • Tartarectomia: não é possível remover tártaro apenas com escova e fio dental, por isso o dentista usa ultrassom e instrumentais para fazer a raspagem e remoção do tártaro.

  • Jateamento de bicarbonato: o uso do jato com bicarbonato de sódio tem como função a remoção de placa bacteriana e do tártaro e também o polimento e a proteção do dente.

  • Escovação completa: pode ser feita com uma escova elétrica profissional, com utilização de uma pasta dental também encontrada apenas em consultórios odontológicos e uso de fio dental.

  • Aplicação de flúor: a aplicação de flúor tem como objetivo devolver minerais, protegendo e fortificando os dentes.

É importante que a profilaxia seja feita de seis em seis meses. Agende a sua na Odontovero.

Profa. Dra. Cynthia Soares de Azevedo

CRO 99.863

Cursando Especialização em Endodontia - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas

Formada pela Faculdade de Odontologia da USP

Mestre e Doutora em Dentística - Faculdade de Odontologia da USP​

A confiança faz sorrir.

bottom of page