O que é a Disfunção na ATM (Articulação Temporomandibular)

A Articulação Temporomandibular (ATM) é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Ela é formada por um sistema integrado que inclui a mandíbula, disco articular, entre outras estruturas como músculos e ligamentos que ligam o maxilar ao crânio. Sua função é mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados, permitindo assim abrir e fechar a boca. Estalos na mandíbula, dores no maxilar, dificuldades para mastigar e dores de cabeça são sinais claros da chamada Disfunção Temporomandibular (DTM).

A DTM é caracterizada, como o próprio nome sugere, por qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento da ATM. Algumas causas possíveis para o surgimento do problema incluem ranger os dentes, artrite na articulação temporomandibular, condições congênitas e danos ocasionados por impactos ou mesmo pela idade.

Muitos desses sintomas podem também estar associados a outras doenças. Por isso, diante de qualquer incômodo é importante procurar um dentista, que poderá fazer um diagnóstico conclusivo e preciso, avaliando o histórico médico e odontológico completo e realizando, também, um exame clínico complementado por radiografias.

Embora não haja uma cura para a disfunção temporomandibular, existem diversos tratamentos que diminuem significativamente os sintomas. Alguns deles abrangem, por exemplo, a utilização de placas de mordida que permitem um melhor posicionamento articular e menor esforço muscular. Esse tipo de método tem como finalidade promover um melhor encaixe dos dentes e distribuir, adequadamente, a força imprimida na mastigação, eliminando assim a pressão na arcada dentária.

O paciente que sofre dessa disfunção pode ser tratado, ainda, através de medicamentos e terapias, e em alguns casos, passar por procedimentos cirúrgicos.

Marque uma consulta de avaliação com os profissionais da Odontovero.