top of page

6 situações em que você precisa usar aparelho dentário

Além das questões estéticas, os aparelhos dentários tem como objetivo corrigir o posicionamento dos dentes para evitar problemas futuros na articulação da mandíbula, perda de dentes e doenças nas gengivas.

Os aparelhos podem ser fixos ou removíveis, dependendo de cada caso. O ortodontista é o dentista especializado que poderá dizer se você realmente precisa usar aparelho e qual tipo de aparelho é o mais indicado.

Listamos 6 situações em que normalmente se recomenda o uso de aparelhos dentários:

1 - Dentes apinhados: quando os dentes estão encavalados, por falta de espaço, com sobreposição de um dente sobre o outro. Além do problema estético, isso dificulta a correta higienização e favorece o aparecimento de cárie e gengivite. 2 - Dentes afastados: quando há diastema, ou seja, espaço entre os dentes, devido a uma alteração de tamanho, extração de dentes ou ainda dentes que não nasceram. Isso pode ocasionar problemas estéticos e funcionais. 3 - Mordida profunda: quando há sobremordida, ou seja, os dentes anteriores superiores cobrem por completo ou quase por completo os dentes anteriores inferiores. Isso pode causar desgastes nos dentes e dores musculares. 4 - Mordida cruzada: quando os dentes superiores ocluem atrás dos inferiores, dificultando a mastigação e a fala.

5 - Mordida aberta: quando há espaço entre os dentes anteriores superiores e os inferiores, causado por uso de chupeta, sucção dos dedos e interposição da língua. 6 - Mordida topo a topo: quando os dentes anteriores superiores e inferiores batem no topo um do outro, causando problemas na mastigação e podendo gerar perdas ósseas e disfunções na articulação temporomandibular (ATM).

Na Odontovero, contamos com a Dra. Marina, especialista em ortodontia. Trabalhamos com aparelhos estéticos e autoligados, que permitem uma diminuição no tempo do tratamento ortodôntico.

Marque uma consulta de avaliação com ela.

Clique aqui e conheça mais sobre nossa atuação.

A confiança faz sorrir.

bottom of page