top of page

Quando a dor persiste após tratamento de canal

O tratamento de canal (tratamento endodôntico) consiste na remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente e que pode está inflamado ou infectado. A polpa, ao ser removida, é substituída por um material obturador.

Como atua em uma parte muito sensível do dente, é comum que seja indicado o uso de medicações como analgésicos e anti-inflamatórios nos primeiros dias após o tratamento. Mesmo um canal bem tratado pode apresentar dores, principalmente ao mastigar. No entanto, o uso da tecnologia na Endodontia contribui cada vez mais significativamente para um tratamento previsível e eficaz, reduzindo desconfortos posteriores.

O tratamento de canal é realizado com o uso de limas, que são finos instrumentos utilizados na descontaminação do canal. Se o endodontista não tem em seu consultório o localizador apical, que funciona como um "sonar" para medir o tamanho exato da raiz do dente, ele pode ultrapassar um pouco, atingindo os tecidos que circundam o final da raiz, ou, ainda, não descontaminar a extensão do canal por completo. Além disso, o uso de instrumentos rotatórios feitos de níquel-titânio também aumentam as chances de sucesso do tratamento, de forma mais rápida e segura.

Agora, sem dúvida, o maior avanço na área da Endodontia para um resultado previsível e eficaz é o microscópio operatório. Sem ele, o dentista não consegue visualizar e acessar reentrâncias de difícil acesso, próprias da variação anatômica de cada paciente, para fazer a limpeza e tratamento. O microscópio operatório permite diagnosticar e tratar alterações nos dentes que a vista humana não tem condições de visualizar.

Se você teve um canal do dente tratado e sente dor persistente e incomum, deve voltar ao dentista que realizou o tratamento para que ele possa analisar seu caso e tomar as medidas necessárias. Em alguns casos, é necessário que seja feito o retratamento do canal.

Profa. Dra. Cynthia Soares de Azevedo

CRO 99.863

Cursando Especialização em Endodontia - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas

Formada pela Faculdade de Odontologia da USP

Mestre e Doutora em Dentística - Faculdade de Odontologia da USP​

A confiança faz sorrir.

bottom of page