top of page

Freio labial em crianças: quando se preocupar com ele

Os freios são uma prega fina de tecido fibroso que existem na boca, e podem ser labial ou lingual. Os freios labiais se estendem dos lábios às gengivas, na linha mediana, tanto na parte superior quanto na inferior, e o freio lingual se insere na parte de baixo da língua até o soalho da boca.



Em algumas crianças, o freio labial superior está inserido muito baixo na gengiva, quase chegando ao céu da boca (palato). Isso provoca um espaçamento (diastema) entre os dentes incisivos centrais. Além disso, quando em tamanho anormal, pode provocar problemas periodontais e o acúmulo de resíduos, pois provoca dificuldade de higienização dos dentinhos pelos pais.


Nestes casos, o odontopediatra pode indicar a frenectomia labial, um procedimento cirúrgico simples, realizado no consultório com anestesia local, que visa diminuir o tamanho do freio ou eliminá-lo completamente. Na criança, a frenectomia pode fazer com que o espaço entre os dentes da frente se feche sozinho.


Outras indicações para a frenectomia labial:

  • Limitação da mobilidade do lábio, resultante de uma inserção muito baixa do freio labial;

  • Motivos estéticos, principalmente quando a criança apresenta sorriso gengival;

  • Alterações da fonética, normalmente associadas à presença de um diastema de grande dimensão;

  • Quando prejudica a correção ortodôntica

  • Quando interfere na estabilidade e retenção de próteses dentárias.

Já a frenectomia lingual é indicada quando há limitação dos movimentos da língua, alterações da fala e dificuldade de mastigação, o que acontece quando o freio é muito curto ou se insere muito perto da ponta da língua.


Se seu filho apresenta alguma destas características, leve-o em consulta com um odontopediatra. O especialista poderá orientar sobre o melhor tratamento.


Profa. Dra. Ravana Angelini Sfalcin

CRO 95.851

Especialista em Odontopediatria pela Associação Paulista

de Cirurgiões Dentistas

Formada pela Faculdade de Odontologia da UNICAMP

Agende uma consulta

bottom of page