top of page

Como é feita a ortodontia em adultos

Dentes tortos ou desalinhados, além de prejudicar a estética do sorriso, são mais difíceis de limpar, ficando propensos a apresentar doenças periodontais. Com o auxílio de aparelhos ortodônticos, que podem ser fixos aos dentes ou removíveis, é possível realinhar os dentes, corrigir a mordida (má oclusão) e fechar espaços entre os dentes (diastemas). Assim, além de resultar em um sorriso bonito, o tratamento ortodôntico também resulta em uma boca mais saudável.



Antes, aparelhos metálicos dentais eram a marca da adolescência. Hoje, estão presentes nas bocas de pessoas de todas as idades, pois nunca é tarde para usá-los. Estima-se que entre cada quatro pacientes que usam aparelhos ortodônticos, um seja adulto.


Os aparelhos normalmente consistem em quatro partes: bráquetes, materiais de ligação, fios ortodônticos e ligadura elástica. Essas unidades trabalham em conjunto para exercer pressão sobre os dentes em uma direção específica. Ao longo do tempo, os dentes se deslocam para suas posições corretas. Os pacientes podem fazer uso de aparelhos por um ou dois anos, tempo que varia de acordo com as necessidades e recomendações do ortodontista, dentista especialista.


Os aparelhos ortodônticos sem metal visível são considerados os mais estéticos pelos pacientes, apresentando também ótimos resultados finais.


A American Association of Orthodontists recomenda que as pessoas que usam aparelhos ortodônticos, de qualquer tipo e em qualquer idade, dediquem um tempo extra na escovação para garantir que todas as áreas ao redor do aparelho sejam corretamente higienizadas. Escovas com pontas especializadas estão disponíveis para ajudar o acesso entre as bandas e sob os fios. Passa-fios são úteis para passar o fio sob os arcos e facilitar a limpeza dos dentes. Irrigadores bucais também são úteis para deslocar resíduos alimentares alojados ao redor dos dentes.


Enxaguatórios bucais de venda livre podem ser utilizados em conjunto com irrigadores bucais para ajudar a reduzir a quantidade de bactérias ao redor dos dentes.


Na Odontovero contamos com profissionais experientes para oriente-lo. Marque uma consulta com a Dra. Laura Martins Pinhel, especialista em ortodontia.


A confiança faz sorrir.


Dra. Laura Martins Pinhel

CRO 99.903

Formada pela Faculdade de Odontologia da USP

Especialista em Ortodontia

Agende sua consulta

bottom of page