Quais os sinais de bruxismo e seu tratamento

Bruxismo é um problema que afeta cerca de 30 milhões de brasileiros. Caracteriza-se pelo ato involuntário de ranger ou apertar dos dentes, que pode ocorrer durante o sono ou mesmo ao longo do dia. O hábito ocasiona fortes dores na cabeça, no ouvido e em músculos da mandíbula e da face, além de provocar estalo ou clique ao movimentar a articulação temporomandibula (ATM). Como consequência, a pessoa pode desgastar ou fraturar os dentes, quebrar restaurações e ferir a gengiva, devido ao cerramento dos dentes.

Alguns fatores que podem estar associados ao bruxismo são estresse, ansiedade, alinhamento inadequado dos dentes e da mandíbula, doenças do sistema nervoso e, mais raramente, efeitos colaterais de medicamentos fortes ou complicações de algumas condições médicas.

Uma forma terapêutica muito utilizada no tratamento do bruxismo é o uso da placa oclusal estabilizadora com função miorrelaxante, uma placa feita sob medida, que se encaixa aos dentes de uma das arcadas.

A placa mais utilizada é a placa rígida de acrílico, com superfícies externas de contato lisas. Além de proteger os dentes, essas placas diminuem a retração mandibular pelo afastamento dos dentes e são mais eficientes na desprogramação da ação neuro-muscular característica do bruxismo quando comparadas com as placas cujas superfícies de contato promovem algum tipo de encaixe entre as arcadas. As placas macias são indicadas para a diminuição dos sintomas da ATM, mas não devem ser utilizadas nos pacientes bruxômanos sem a presença da disfunção de ATM. Essas placas, por serem macias, provocam o aumento de força dos músculos envolvidos na mastigação. Se por um lado esse aumento de força ajuda a minimizar os sintomas da disfunção da ATM, por outro aumenta a capacidade do indivíduo de apertar ou ranger exatamente pelo mesmo aumento da força muscular.

Se você apresenta algum sintoma de bruxismo, é importante fazer uma consulta de avaliação com um dentista para que ele possa indicar o melhor tratamento. Além de evitar novos desgastes dentários, pode ser necessário restaurar os dentes danificados ou inserir coroas para devolver sua forma e tamanho adequado.

Marque uma consulta de avaliação com os profissionais da Odontovero.