Cinco indicadores de problemas gengivais

As doenças periodontais atingem as gengivas, causando gengivite. Se não tratadas, podem progredir para um nível avançado, prejudicando permanentemente os ossos e tecidos localizados ao redor dos dentes, provocando mobilidade dental e causando periodontite.

Preste atenção nestes 5 sintomas que podem indicar perigo para a sua saúde bucal.

• Gengivas avermelhadas

Se as gengivas apresentarem um tom avermelhado ou arroxeado, isso pode ser um sinal de alerta, já que gengivas saudáveis têm coloração rosa-pálido. Esse problema pode ser ocasionado por bactérias que causam inflamação da região.

• Gengivas inchadas

Além da vermelhidão, as gengivas podem ficar inchadas e sensíveis, um sintoma perigoso que demonstra que a inflamação está progredindo.

• Gengiva retraída

A retração gengival é também um sinal claro da doença periodontal. O sintoma é caracterizado por um maior distanciamento entre a gengiva e os dentes, dando a impressão de que eles estão mais longos.

• Sangramento gengival

Muitas vezes, somente o ato de comer e escovar os dentes pode causar facilmente sangramento da gengiva, sinalizando sensibilidade e perigo a saúde bucal.

• Mau hálito

Mau hálito ou gosto excessivamente ruim na boca pode também ser indício de problemas na gengiva ocasionado pela formação de placa bacteriana na língua.

Para tratamento das doenças periodontais, o dentista pode indicar a raspagem supragengival, para remover a placa que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental), e alisamento radicular, utilizando ultrassom ou instrumentos manuais, para tratar as bolsas periodontais infectadas, diminuindo assim a inflamação das gengivas.

Se você percebe alguma destes sintomas e precisa de uma avaliação por um profissional capacitado, marque uma consulta na Odontovero com a periodontista Profa. Dra. Anely Lopes.