Cárie de mamadeira: cuidados que você deve ter com seu bebê

"Cárie de mamadeira" é um dos problemas bucais mais frequentes em bebês e crianças pequenas. Ocorre quando os dentinhos de leite ficam repetidamente expostos a líquidos doces como leite materno, fórmula ou suco, durante longos períodos de tempo, geralmente antes de dormir ou antes da soneca.


Não se deve utilizar a mamadeira como chupeta, nem deixá-la no berço ou na cama com a criança. Além disso, jamais se deve oferecer a chupeta banhada em mel ou açúcar.


O grande erro é negligenciar a higienização bucal nesta fase. Saiba que é preciso iniciar o cuidado bucal desde o nascimento do seu filho, porque de gengivas saudáveis nascem dentes sadios.

Após a alimentação, é preciso limpar a gengiva do bebê utilizando um algodão ou gaze e água, evitando assim que restos de alimentos permaneçam na boca. Quando os dentes de leite começam a nascer, é necessário escovar suavemente os dentes da criança com uma escova de cerdas suaves e macias.

Para que os pais possam ter orientações adequadas sobre os cuidados com os dentes dos pequenos, na Odontovero contamos com a odontopediatra Profa. Dra. Ravana.

Marque com ela uma consulta para seu filho.

A confiança faz sorrir.