top of page

Motivos que levam à rejeição do implante dentário

O implante dentário é um dos procedimentos mais realizados dentro da Odontologia. Sua função é colocar uma raiz artificial que dará suporte à prótese dentária, substituindo um dente ausente de maneira eficaz e segura. Por ser um método delicado e de custo significativo, muitas pessoas tem receio de que haja rejeição do implante, o que pode ocorrer quando ele não se agrega ao osso corretamente ou quando essa integração é perdida ao longo do tempo.

A rejeição de um implante dentário é uma situação rara – só acontece quando o sistema imunológico detecta um corpo estranho e passa a combatê-lo ou removê-lo do corpo, para proteger a saúde do indivíduo.

O pino usado no implante é feito de titânio, um metal que não sofre corrosão quando entra em contato com tecidos humanos, sem provocar reação imunológica. É usado, inclusive, é utilizado em outras áreas da saúde para recuperação de fraturas ou de perdas ósseas.

Por isso, o implante dentário só poderá ser rejeitado em algumas situações específicas como sobrecarga de força sobre ele, infecção ao redor do implante (ocasionada pela presença de bactérias), através de uma fixação incorreta ou insatisfatória na instalação do pino ou por meio de uma técnica cirúrgica inadequada.

Então, fique atento: se precisar de um implante, procure profissionais qualificados, aptos a realizar um tratamento seguro e eficiente. Além disso, após o procedimento, siga corretamente as orientações e instruções do especialista.

Marque sua consulta na Odontovero ou tire suas dúvidas conosco.

A confiança faz sorrir.

bottom of page