top of page

Tudo sobre próteses fixas, removíveis e sobre implantes

Muito comum entre os brasileiros, a perda dos dentes causa problemas não apenas estéticos, mas influencia também a mastigação e a fala, por isso deve ser tratada com atenção para que seja mantida a saúde bucal e a qualidade de vida da pessoa.

Entre as principais causas de perda dentária estão a periodontite, a gengivite e as lesões de cárie. Uma das soluções para este problema é a utilização de próteses removíveis, das próteses fixas e das próteses sobre implantes dentários, indicadas particularmente para cada caso.

Entenda a diferença entre elas:

Próteses fixas

Popularmente conhecidas como pontes ou coroas, as próteses fixas são utilizadas não somente quando há a perda dos dentes, mas também quando o elemento já sofreu muitos danos, inutilizando sua coroa original. No caso dos dentes que foram perdidos, próteses fixas de múltiplos elementos podem ser confeccionadas. Por serem fixas, só podem ser retiradas pelo dentista e em casos em que este indique sua necessidade.

Para seu uso, é necessário o desgaste dos dentes e, em alguns casos, o tratamento de canal, procedimentos que vão garantir a qualidade da sua fixação.

Próteses removíveis

As próteses removíveis podem ser totais ou parciais e podem ser removidas, ou seja, retiradas. As totais são popularmente conhecidas como dentaduras, e são utilizadas para casos em que o paciente perdeu todos os dentes. Já as parciais são indicadas para aqueles que perderam apenas alguns dentes, e os que restam servirão de apoio para a aplicação da prótese.

Próteses sobre Implantes

A prótese é instalada após a realização do implante (que funciona como uma raiz artificial do dente), quando este já estiver devidamente integrado. Há casos em que é possível fazer os dois procedimentos juntos: é o chamado implante de carga imediata.

Assim como as próteses fixas e removíveis, é um procedimento seguro e confiável, que traz excelentes resultados estéticos e garante mais qualidade de vida ao paciente.

Tem mais dúvidas sobre os tipos de prótese? Escreva para nós. Na Odontovero, você conta com a Dra. Cynthia Soares de Azevedo, pós-graduada em odontologia estética e que poderá indicar o tratamento mais adequado para a sua necessidade e seu orçamento.

Marque uma consulta de avaliação com ela.

Clique aqui e conheça mais sobre nossa atuação.

A confiança faz sorrir.

bottom of page