top of page

Por que é tão importante cuidar das gengivas

Doenças periodontais e gengivais surgem com o acúmulo de placa bacteriana entre a gengiva e o dente, favorecido pela presença de resíduos alimentares. Causam inflamação das gengivas e, em casos mais graves, podem atingir áreas mais profundas como o tecido ósseo e os ligamentos dentais, com possíveis perdas dentais. Isso ocasiona sérios danos à saúde bucal, incluindo sangramentos, inchaço, vermelhidão na gengiva, além de mau hálito e mobilidade dos dentes. A inflamação periodontal pode ser uma condição perigosa para a entrada de infecções, principalmente se o organismo está sensibilizado por fatores como a diabetes. O tratamento é feito com a remoção das placas bacterianas, através de limpeza (raspagem) e alisamento das raízes dentais. Se o dente apresentar raiz comprometida, o procedimento cirúrgico pode ser indicado.

Para evitar estes problemas, é muito importante manter a saúde dos dentes e das gengivas, adotando os hábitos diários de escovar bem os dentes, no mínimo três vezes ao dia, e usar o fio dental para remover os resíduos que permanecem entre os dentes e a gengiva, principalmente, em locais onde a escovação não consegue chegar.

A Odontovero conta com a Dra. Anely, especialista em periodontia, que faz uso de ultrassom para a limpeza dos dentes, proporcionando maior conforto para o paciente.

Marque uma consulta de avaliação com ela. Clique aqui e conheça mais sobre nossa atuação. A confiança faz sorrir.

bottom of page