top of page

Como escolher corretamente a escova de dentes para as crianças pequenas

Escovar os dentes é um hábito muito importante para a saúde bucal, principalmente na infância. No entanto, a escovação realizada de maneira inadequada pode ocasionar problemas bucais. Para evitar que isso ocorra, é essencial escolher corretamente a escova de dentes para os pequenos. Em cada fase de crescimento, existe uma recomendação específica.

É indicado que, antes dos dentes nascerem, a higienização bucal do bebê seja realizada com uma gaze ou um paninho molhado com água filtrada, desse modo, a criança vai se habituando ao ritual de limpeza.

Quando os primeiros dentes aparecem, a escovação deve ser realizada com uma escova de cabeça pequena, cabo longo e cerdas ultramacias, evitando assim que a criança machuque a boca.

Dos quatro aos seis anos de idade, a dentição já está quase completa. Nessa fase, é importante deixar a criança escovar seus dentes primeiro e, em seguida, os pais podem complementar e/ ou finalizar a limpeza bucal. A escova adequada para esse período deve possuir cerdas macias e todas do mesmo tamanho (arredondadas e polidas), além de um cabo também com textura macia para manter uma empunhadura que permita a adequada execução dos movimentos.

A partir dos sete anos, os dentes já são maiores, porém, a cabeça da escova ainda deve ser pequena e com um formato mais oval, possibilitando apenas aumentar um pouco a consistência das cerdas (mais rígidas) - mantendo a eficiência da higienização sem lesionar as gengivas que são mais resistentes nesse período. Isso porque, nessa fase, as crianças costumam fazer a limpeza mais rapidamente.

O critério para indicação de diferentes escovas para cada fase da vida deve levar em conta o tamanho e formato dos maxilares e dentes. Para saber qual é a melhor escolha, é recomendado buscar a orientação de um dentista.

Na Odontovero, contamos com a Odontopediatra Dra. Ravana Sfalcin, especialista em atendimento a crianças, que poderá oferecer todo o cuidado e atenção necessários nesta fase tão importante de vida.

Marque uma consulta para seu filho ou filha com ela.

A confiança faz sorrir.

bottom of page