top of page

Chupeta prejudica a dentição?

Sugar é um ato natural para os bebês. Por isso, toda mãe sabe que a chupeta é de fato um acessório que pode ajudar a tranquilizar o bebê.

Na maioria das vezes, o hábito de realizar uma sucção “não nutritiva” costuma ser abandonado espontaneamente até os 3 anos de idade, e as alterações dentárias decorrentes são normalmente leves e são naturalmente corrigidas logo após a sua eliminação. O problema ocorre se o hábito permanecer por muito mais tempo.

O hábito prolongado de chupar chupeta pode refletir em problemas bucais futuros para a criança, principalmente na época da troca dos dentes de leite pelos permanentes, provocando más oclusões.

A chupeta estimula o crescimento anormal e a alteração no desenvolvimento do osso do palato (céu da boca), além de causar má posição da língua, o que acaba provocando problemas na deglutição e na fala, com necessidade de correção com fonoaudiólogo. Algumas mães, ainda, molham a chupeta no açúcar ou no mel para dar à criança, o que pode favorecer o surgimento de cáries. Isso não deve ser feito jamais.

Se a criança não consegue se tranquilizar sem a chupeta, procure limitar seu uso ao máximo, deixando somente para os momentos mais críticos como a hora de dormir. Para a eliminação do hábito, é necessário ter muito diálogo e paciência. Uma conversa franca da criança com um odontopediatra de confiança também pode ajudar.

bottom of page