As coroas dentárias são próteses fixas utilizadas pelo dentista para substituir a coroa natural de um dente, quando esta foi amplamente danificada. Servem para dar mais resistência, melhorar a aparência, o formato ou o alinhamento dos dentes. São como “capas” confeccionadas para cobrir os dentes danificados e se assemelham bastante aos dentes naturais. Por serem fixadas com um cimento especial, só podem ser retiradas pelo dentista.
Por ser de fácil confecção e ter grande durabilidade, a coroa dentária é o trabalho de prótese mais usado na odontologia.
A indicação para o seu uso é variada, mas entre as principais temos:
Quebra de um dente
Dente enfraquecido
Necessidade de uma ponte
Cobrir um dente comprometido esteticamente, para melhorar cor ou formato
Estabilizar a mordida
Substituir coroas antigas
Reconstrução de um dente que passou por canal
Quando há a perda total do dente, é comum o uso de uma coroa provisória, que deve ser utilizada apenas enquanto a definitiva é confeccionada em um laboratório.
Infelizmente é muito comum os pacientes utilizarem a proteção provisória como se fosse definitiva, o que pode causar problemas funcionais irreversíveis.
Coroas também podem ser utilizadas sobre implantes, trazendo um resultado muito natural para os pacientes.
Na Odontovero, a Dra. Cynthia é a profissional certa para tirar todas as suas dúvidas sobre coroas e outros tipos de próteses. Marque uma consulta de avaliação com ela!
Clique aqui e conheça mais sobre nossa atuação.
A confiança faz sorrir.